- segunda, 27 junho 2022
O União Futebol Clube venceu este domingo a AD Valongo “B” por 5-4 em jogo referente à ultima jornada do Apuramento de Campeão Nacional da 3.ª divisão, e garantiu o “Caneco” para o Clube da Capital Ferroviária.
Ambas as equipas entravam empatadas em termos pontuais (assim como o Escola Livre AZ, que jogava frente ao Sporting CP “B”) e só uma vitória de qualquer daquelas equipas garantiria o título nacional da categoria.
Começou melhor a AD Valongo que fez o 1-0 por Diogo Abreu. Ainda antes do intervalo João Pedro faria o empate a uma bola.
A equipa do Valongo que ia dominando o jogo entrou a todo o gás na etapa complementar chegando ao 1-3 em poucos minutos com Diogo Abreu a bisar nesta fase.
Parecia decidido o destino do jogo, mas a formação da casa acabaria por chegar ao empate, quase contra a corrente do jogo. Mário Azevedo e João Pedro devolveram a esperança ao conjunto ribatejano.
O Valongo sentiu o toque apertou ainda mais a “malha” ao conjunto da casa valendo então nesse período o guardião do UFE, João Governo que ía defendendo tudo para desespero do dos valonguenses.
A faltarem menos de cinco minutos para o términus do jogo, e quando se esperava que a qualquer momento o Valongo voltasse à vantagem, foi o União a fazer o 4-3 por intermédio de João Pedro. Pouco depois o União tem oportunidade de ouro para “matar” o jogo, mas Mário Azevedo desperdiçou um LD (10.ª fala da ADV).
Com o Valongo balanceado no ataque uma transição rápida permite o 5-3 aos 23 minutos apontado por João Pedro, para gáudio do muito público presente o “Albano Mateus” afeto aos unionistas.
Diogo Abreu já à entrada do ultimo minuto reduziu para 5-4 deixando no ar a incerteza, mas a formação treinada por Bruno Pereira defendeu com unhas e dentes a magra vantagem que garantiria o primeiro título nacional sénior para o União do Entroncamento.
Escusado será dizer que com o apito final da dupla de arbitragem a festa foi ribatejana.