- sexta, 02 fevereiro 2018
«André Azevedo, avançado do Juventude de Viana, foi operado a um olho. Atingido por uma bola, no encontro de sábado, o jogador, que já recentemente sofreu uma lesão facial, tem a época em risco
Na receção ao Paço de Arcos, o Juventude de Viana viu André Azevedo sair da pista atingido por uma bola. O jogador fraturou o osso malar e sofreu uma lesão ocular, afastando-o por tempo indeterminado da competição. O caso de André Azevedo, que já tinha partido dois dentes há três meses, recorda outros como o de Ricardo Figueira, antigo jogador do FC Porto, que em 2009 passou por uma situação grave, levando-o, posteriormente, a usar sempre óculos de proteção. Na formação, um dos jovens do Sintra perdeu a visão num olho, o mesmo tendo ocorrido no Barcelona.
As lesões oculares, faciais ou cranianas são um risco, mas a World Skate (nova designação da FIRS - Federação Internacional de Patinagem) "proíbe a utilização universal de capacetes e proteções faciais, admitindo apenas, em casos especiais e mediante relatório médico, máscaras que têm de ser aprovadas pelas autoridades organizadoras dos campeonatos e são analisadas caso a caso", como explicou Fernando Graça, membro do comité de hóquei em patins do organismo máximo da patinagem.
Contactado por O JOGO, Paulo Rodrigues, vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal, considerou: "Face ao número de jogos e atletas, a taxa de acidentes é baixa. Uma eventual medida [proteção universal] tem de ser, contudo, despoletada pela federação internacional em assembleia geral." Em Espanha, discute-se a possível utilização universal de proteções com capacete na Liga Catalã e, em Itália, já se usou capacete nas camadas jovens, mas a World Skate proibiu.
"Máscaras? Se forem bem pensadas são bem-vindas"
Para Renato Garrido, técnico do Juventude de Viana, "as máscaras, desde que sejam bem pensadas e estudadas e melhorem a segurança, são bem-vindas". "Se as usarem desde pequenos, os jogadores adaptam-se e no futuro terão mais facilidade", acrescentou, sabendo que a maioria dos jogadores considera as máscaras incómodas. Recorde-se que, após uma lesão anterior (dentes), André Azevedo já usara uma proteção especial, concebida para absorver o impacto. O Viana, desfalcado, vai jogar sábado na Luz.»
Foto|fonte: Jornal "O Jogo"