- sábado, 11 março 2017
FC Porto – Réus Deportiu 7-7
FC Porto Fidelidade e Reus empataram a sete golos no jogo da 1.º mão dos quartos de final da Liga Europeia
Terminou com um empate a sete golos a primeira mão do quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins, que colocou frente ao FC Porto Fidelidade os catalães do Reus Deportiu. No Dragão Caixa, os Dragões estiveram praticamente toda a partida em vantagem no marcador, mas nos minutos finais foram mesmo obrigados recuperar um golo para segurarem o empate que serve de base para o decisivo jogo da segunda mão, agendado para dia 1 de abril.
Foram pouco utilizados os travões dos patins nos primeiros 20 minutos da partida, disputados em ritmo frenético. A estratégia de ataques rápidos montada pelos espanhóis obrigou os portistas a terem praticamente que responder na mesma moeda e até se pode dizer que a formação de Guillem Cabestany se deu bem com essa faceta de jogo. Isto porque nessa fase foi quase sempre a mais perigosa sobre o rinque: adiantou-se no marcador ao quinto minuto (Rafa), aumentou-a ao 11.º (Gonçalo Alves) e conseguiu, com justiça, levar para o intervalo uma vantagem de dois golos (4-2), graças a mais um golo de Ton Baliu e ao bis de Gonçalo Alves, isolado de forma brilhante por Jorge Silva: a assistência do 15 portista vale a pena ser vista e revista
Para os catalães marcaram Albert Casanovas e Raül Marín, mas o maior destaque do lado adversário até fala português. Com uma mão cheia de boas intervenções, e bem auxiliado pelos ferros, Pedro Henriques manteve o Reus sempre em jogo e na discussão do resultado.
Não tão frenético foi o ritmo dos derradeiros cinco minutos do primeiro tempo e todo o segundo, mas nem por isso as equipas deixaram de ter os olhos nas redes adversárias. Nesse jogo de resposta de parte a parte coube aos espanhóis inaugurar as hostilidades do tempo complementar e voltar a reduzir a desvantagem, por Raül Marín (4-3), tendo a resposta dos Dragões saído do stick de Reinaldo Garcia 5-3. Foi sempre com os azuis e brancos na frente que se chegou à igualdade a seis, com pouco mais de cinco minutos para o final, mas os catalães haveriam de se adiantar pela primeira vez quando o cronómetro ditava quatro para o final.
Pela primeira vez em desvantagem os azuis e brancos vestiram o fato que em toda a partida pertenceu ao Reus e anularam a vantagem forasteira. Rafa igualou a sete golos uma eliminatória que vai para a segunda mão com tudo em aberto. Todas as decisões ficam adiadas para o jogo em Espanha, agendado para o próximo dia 1 de abril.
FICHA DE JOGO
Dragão Caixa, no Porto
Árbitros: Xavier Bleuzen(França) e JulienThibaud(França)
FC PORTO FIDELIDADE: Carles Grau, Hélder Nunes, Reinaldo Garcia, Gonçalo Alves e Rafa
Jogaram ainda: Telmo Pinto, Jorge Silva, Vítor Hugo e ton Baliu
Treinador: Guillem Cabestany
REUS: Pedro Henriques, Matías Platero, Albert Casanovas, Raül Marín e Marc Torra
Jogaram ainda: Alex Rodrigues
Treinador: Enrico Mariotti
Ao intervalo: 4-2
Marcadores: Rafa (5m, 47m), Gonçalo Alves (11m e 24m ), Albert Casanovas (13m), Raül Marín (23m, 31m, 45m), Jorge Silva (41m), Marc Torra (44m), Alex Rodríguez (46m)
Disciplina: cartão azul a Raül Marín (10m), Vítor Hugo (21m), Marc Torra (21m, 34m)