- segunda, 09 novembro 2015
Segundo adianta o site da FPP, «a Coordenação Nacional do Desporto Escolar alterou recentemente o nome da modalidade até aqui referida como "Perícias e Corridas de Patins" para "Patinagem".
A nova denominação abarca todas as disciplinas da Patinagem e transmite, de uma forma mais clara e apelativa, o objetivo e âmbito ao aluno.
Matéria alternativa da disciplina de Educação Física, a Patinagem tem no Desporto Escolar o seu grande pólo de desenvolvimento em várias disciplinas, quer sejam de carácter competitivo ou de demonstração.
Para a integração no Desporto Escolar, a Patinagem teve a necessidade de se reger por parâmetros uniformes e que fossem ao encontro da diversidade de matérias em causa. A competição escolar obrigou a um suporte de regras que abrangesse todas as provas e que as mesmas pudessem ser implementadas a nível local, regional e nacional.
O presente Regulamento prevê as provas de Perícias, Corrida de Patins (em séries), Estafetas de Perseguição por equipas, Mini-Hóquei em Patins e Patinagem Artística. Fica assim, através das diversas disciplinas, vincada a vertente individual, coletiva e artística.
O regulamento da Patinagem no Desporto Escolar tem uma base sustentada no conhecimento dos técnicos da Federação de Patinagem de Portugal (FPP) nas diversas áreas e em documentos da própria FPP, reforçando e estreitando cada vez mais a relação existente entre o Desporto Federado e Escolar. Um protocolo existente entre as duas entidades (Desporto Escolar e FPP) concede maior validade ao documento, onde podemos encontrar toda a especificidade das disciplinas, provas e competição.
Todas as iniciativas promovidas no âmbito do Desporto Escolar têm como objetivo contribuir para a formação integral e realização pessoal do aluno. O Desporto Escolar coloca à disposição do aluno um conjunto de 37 modalidades.»
Regulamento da Patinagem para o Desporto Escolar
Fonte: FPP