- Domingo, 15 Julho 2018
O Biblioteca IR ao vencer o Murches por 7-2, garantiu, a uma jornada do final da fase de apuramento de Campeão, o título nacional da 3.ª divisão.
Partida onde o empate chegava para a equipa de Valado do Frades conquistar o título nacional, perante um Murches ainda na corrida pelo troféu, embora para isso tivesse que vencer por 2 golos de diferença e vencer na ultima ronda.
Jogo lento, com as equipas a respeitarem-se, mas foi o BIR que chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de “Rafa” e Raminhos, perante um Murches que se apresentou nesta partida com apenas cinco jogadores de campo.
Entrada forte, na etapa complementar, do Murches, que reduziu logo ao minuto inicial por João Capitolino e teve a oportunidade de chegar ao empate pouco depois na sequência de um LD que Gonçalo Reis desperdiçaria.
A resposta do BIR foi célere e aos sete minutos “Raminhos e “Esteves” colocaram o placard em 4-1, sentenciando praticamente a partida.
A vencer por números confortáveis e perante um Murches a quebrar fisicamente, mais golos aconteceriam para o lado da formação de Geraldo Viola. Tiago Silva bisou, colocando o marcador em 6-1. João Capitolino ainda reduziu mas João Nuno a um minuto do final do encontro selou o resultado ao fazer o 7-2.
Triunfo sem mácula da equipa do BIR que garantiu assim o título nacional da competição.
Festa no final da partida entre os simpatizantes da equipa do Valado de Frades que somou desta forma o seu segundo título nacional da 3.ª divisão (já tinha vencido em 2008/2009) e substituindo o FC Porto “B” (vencedor da época transata) na lista de vencedores desta competição.