- Sexta-feira, 15 May 2015
Este sábado joga-se o tudo ou nada no que concerne ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão 2013/2014. Com o campeão e o vice-campeão já definidos, ainda muito se vai jogar na última jornada na prova, a começar pelo apuramento para a Liga Europeia, onde Sporting, Oliveirense, Óquei de Barcelos e Valongo vão tentar chegar aos dois lugares que restam para essa qualificação.
No que toca aos ‘leões’, a vitória em Viana do Castelo é obrigatória e poderá não chegar, sendo necessário que Valongo ou Oliveirense não vençam os respectivos encontros com FC Porto e Óquei de Barcelos. Para o capitão Ricardo Figueira, há que acreditar até ao fim.
“Apesar de a Oliveirense ter vencido em Turquel na última jornada, penso que a recepção ao Óquei de Barcelos será mais complicada. Mas não estamos preocupados com isso, primeiro temos de cumprir com a nossa parte e só depois veremos o desfecho dos outros encontros. As contas fazem-se no fim e vamos continuar a acreditar até porque queremos muito chegar à Liga Europeia que era um dos principais objectivos para esta época”, salienta, antevendo igualmente uma partida complicada no Minho.
“É sempre um adversário difícil. Na minha opinião somos teoricamente favoritos mas eles jogarão sem pressão ao contrário de nós que ainda temos objectivos a cumprir. Vamos ter duas baixas (Losna e Carlitos) mas isso só aumentará o empenho e a responsabilidade dos restantes que terão de colmatar estas ausências”.
Sendo que o terceiro ou quarto lugar faria com que a missão fosse cumprida, o pior cenário também pode ser analisado de acordo com duas perspectivas distintas, na opinião do capitão. “Se não o conseguirmos, por um lado temos de ter em conta o nível das equipas que se encontram na mesma luta que nós. Por outro, é frustrante dado que perdemos pontos ao longo da época frente a equipas cuja vitória era obrigatória”.
Por fim, uma pergunta difícil para o internacional português: Campeonato ou Taça, qual a mais importante actualmente? “Era óptimo conseguirmos cumprir com os nossos objectivos nas duas. O acesso à Liga Europeia traria mais visibilidade ao Clube mas ganhar uma competição como a Taça é sempre a conquista de mais um troféu para o Sporting. Penso que é mais fácil atingir o apuramento para a Liga Europeia que vencer a Taça mas prefiro acreditar que conseguimos ter sucesso nas duas”, finaliza.
O jogo da última jornada frente à Juventude de Viana terá lugar no Pavilhão de Monserrate, este sábado pelas 18 horas, em Viana do Castelo.
Fonte /Foto: www.sporting.pt