a c e b o o k
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

  • Hot
  • Top
  • Outras

Leões perdulários, ...

Sábado , Nov 28 2020
35

OC Barcelos derrota HC ...

Sábado , Nov 28 2020
35

Argentinos Platero e ...

Sábado , Nov 28 2020
50

Hóquei fica mais pobre

Segunda-feira , Jul 30 2018
59648

Patinagem reconhecida ...

Segunda-feira , Nov 09 2015
27537

CM Feminino- Portugal ...

Sábado , Out 01 2016
21947

As primeiras decisões do ...

Sábado , Abr 13 2019
586

"Marítimo vence em ...

Terça-feira , Fev 06 2018
814

Giulio Cocco é reforço ...

Quinta-feira , Mar 08 2018
1433

Pluriform PP1

hoquei em patins treinos

A Seleção Moçambicana começou esta semana a contagem decrescente de treinos de preparação para o Campeonato do Mundo em França, realizados em Moçambique antes de partirem para estágio. Na 3ª feira realizaram o primeiro treino do mês de Maio, um mês importante em que a intensidade começa a subir substancialmente com treinos bidiários, acertando também os últimos pormenores antes de partirem para Espanha no dia 23 para estágio, e onde realizarão alguns jogos treino com vista a acertar todos os pormenores táticos para abordar o campeonato do mundo ao melhor nível.
No pavilhão do Estrela, a dupla de técnicos Pedro Pimentel e Pedro Tivane começa a focar todas as atenções no aprimoramento da componente táctica, componente que mereceu sempre grande atenção da equipa de treinadores. «No treino da semana passada foi notória a forma como Pimentel e Tivane foram corrigindo o posicionamento dos seus jogadores em tarefas ofensivas e defensivas. Foi chamada a atenção aos jogadores para não fazerem passes arriscados, sob o risco de um passe errado poder originar uma jogada de contra-ataque. “Se não há certeza no passe, ou se o colega está apertado, vamos prender a bola na tabela ou podemos jogar a bola por detrás da baliza. Desta forma manteremos a bola longe da nossa baliza”. O alerta dos técnicos serviu na perfeição, já que se viu os hoquistas a jogarem mais na certa e a falharem menos passes.
Até á partida para Espanha algumas lacunas tácticas e técnicas devem ser limadas, até que a “máquina” esteja afinada para dar uma resposta cabal no Mundial.
O estágio, que envolverá jogos-treino, será o complemento da preparação da primeira fase. Depois do estágio, a equipa Moçambicana que tem em vista melhorar o sétimo lugar, estará bem ajustada para competir com as mais poderosas Seleções no Mundial.

Moçambique estará no Grupo “B” juntamente com Inglaterra (20 de Junho), Suíça (21 de Junho) e Argentina (23 de Junho).


MOÇAMBIQUE NOS MUNDIAS DE HÓQUEI (1978-2013)

1978– 1.º Campeonato Mundial em que Moçambique participou após a independência – 10.ª classificada na prova realizada em San Juan, Argentina. Este campeonato foi disputado por 12 equipas;

1982– 2.º Campeonato do Mundo realizado em Barcelos, Portugal. Moçambique boicota a sua participação devido à presença da selecção da Nova-Zelândia que na altura tinha relações com o regime do “apartheid” da África do Sul.

1984– 3.º Campeonato do Mundo em que Moçambique não participou devido ao castigo imposto pela FIRS por ter boicotado o Campeonato Mundial realizado em Barcelos-Portugal.

1985- Surge a divisão em dois grupos A e B (1.ª e 2.ª Divisões) dos mundiais de hóquei. Devido ao castigo imposto, a selecção não participa no Mundial realizado no Brasil. Só viria a apresentar-se no ano seguinte disputando o Grupo “B”.

1986– 1.º Campeonato do Mundo do Grupo “B”, no México. Grande exibição de Moçambique que lhe conferiu o 3.º lugar da prova e o acesso ao Grupo “A”.

1988 – Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em La Corunha, Espanha. Depois de uma excelente participação de Moçambique no Mundial do México e no torneio de Montreux, Suíça, a selecção nacional viria a dececionar neste Mundial, classificando-se em último lugar.

1990– Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Macau. A Seleção não conseguiu se qualificar para a fase final do Mundial, sendo remetida à categoria “C”, onde acabou por se sagrar vencedora.

1992 – Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Andorra, Espanha. Grande exibição (4.ª classificada), mas insuficiente para atingir o Grupo “A”. 1994 – Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Santiago, Chile – 7.ª classificada.

1996– Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Vera Cruz, México – 6.ª classificada.

1998– Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Macau. Excelente participação com hóquei de qualidade que conferiu à Seleção o regresso ao grupo dos grandes do hóquei mundial – 3.ª classificada.

1999– Campeonato do Mundo do Grupo “A”, na cidade de Réus, Espanha – 10.ª classificada, mantendo-se no Grupo “A”, devido ao aumento do número de equipas de 12 para 16.

2001– Campeonato do Mundo do Grupo A, em San Juan, Argentina - 8ª classificada.

2003– Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de Oliveira de Azeméis, Portugal. 10aposição para Moçambique; uma das melhores participações em termos competitivos e técnicos.

2005 – Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de San Francisco, Estados Unidos América, 15º classificado. Moçambique classificou-se em 15o lugar, conseguindo apenas uma vitória no último jogo frente a selecção de Macau e desceu ao Grupo “B”. A pior classificação de Moçambique num Mundial do Grupo “A”

2006 – Campeão do Mundo do Grupo “B”, em Montevideu, no Uruguai.

2007 – Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em Montreux, na Suíça. 9.º lugar.

2009 – Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em Vigo, Espanha, 11.º lugar.

2011– Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em San Juan, Argentina, 4.° lugar. Atingiu a melhor classificação de sempre apenas perdendo com as poderosas selecções da Espanha (meias-finais) e Portugal (no jogo de apuramento do 3.° classificado). Vitória sobre EUA (10-1); Angola (4-3), na fase de grupos; e diante do Brasil (9-6) nos quartos-de-final.

2013- Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em Luanda/Namibe, 7.º.

Fonte:JornaldeNoticias