- Quinta-feira, 19 Março 2015
Realiza-se no próximo fim de semana a 5.ª Jornada do Campeonato Nacional do Campeonato Nacional Sub17, marcando o final da 1.ª volta. A Zona A tem sido dominada pelo HC Braga, enquanto a UD Oliveirense está no 1.º lugar da Zona B.
Na Zona A, este fim-de-semana é de emoções fortes pois os 4 primeiros classificados jogam entre si. O HC Braga recebe o FC Porto e é difícil prever o desfecho do encontro, no entanto, e tendo em conta o fator casa e o percurso do Braga até ao momento, que regista apenas vitórias, os bracarenses surgem como favoritos frente aos dragões, no entanto não poderá ser esperado outro contexto que não o de um equilíbrio entre 2 equipas fortes, ambas com aspirações de passar à próxima fase. O Infante Sagres recebe o GDC Fânzeres e este é um jogo onde também o equilíbrio estará presente, no entanto o Infante Sagres posiciona-se como favorito devido ao fator casa, mas esta não deixa de ser uma oportunidade para ambas as equipas de pontuarem pela 1.ª vez nesta fase do campeonato nacional. Já a AD Valongo recebe o Campo e este é mais um jogo que poderá ser decisivo para as contas do grupo, pois em caso de vitória os de Valongo podem cimentar o 2.º lugar, ou até mesmo igualar o Braga no 1.º lugar da tabela, caso estes percam com o FC Porto. Por outro lado uma vitória para os de Barcelos poderá significar ocupar o 2.º lugar da tabela, lugar que ainda permite o apuramento para a 2.ª Fase do Campeonato Nacional.
Na Zona B, a UD Oliveirense recebe o Vila Boa do Bispo e espera-se um jogo de sentido único com a Oliveirense a ser claramente favorita para a conquista dos 3 pontos, sabendo-se que a vitória garante aos de Oliveira de Azeméis a manutenção da liderança isolada do grupo. Já o Vila Boa do Bispo, apesar de não ser favorito, certamente tudo fará para inverter esse protagonismo e tentar surpreender os da casa. A AD Sanjoanense recebe o Mealhada e neste jogo o equilíbrio estará presente, sabendo-se de antemão que a equipa a perder pontos perderá algum fôlego na corrida pelo apuramento. O fator casa é sempre forte em São João da Madeira, mas o Mealhada já provou estar forte e preparado para lutar pelos seus objetivos. Por último o CH Carvalhos recebe o Gulpilhares num dérbi Gaiense em que o Gulpilhares se assume como favorito visto que das duas equipas foi aquela que já pontuou nesta fase do campeonato nacional, no entanto o equilíbrio será uma constante a ter em conta.